1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

zakshow 

A

Zaktar é uma banda brasiliense composta por oito artistas, entre os quais, quatro portadores de necessidades especiais, criada em 2001, a partir do projeto Babilônia Musical, de autoria do professor e músico Luciano Mendes de Oliveira. O objetivo inicial era estimular o aprendizado de música, desenvolver a sensibilidade artística, a coordenação motora e a socialização dos alunos.

Ao longo das aulas, Luciano percebeu que os alunos tinham potencialidade e vocação musical. O resultado do trabalho superou suas expectativas, o que o estimulou a apostar em novas conquistas. Surgiu então um novo projeto visando a profissionalização e inclusão do grupo por meio da música, aproveitando assim o talento e facilidade demonstrados por eles. A capacidade para a música ou qualquer outra arte não está ligada ao aspecto físico ou mental do artista e, sim, à sua forma de expressar a criatividade.

Em 2004, eles conseguiram, mediante prova prática, aprovação e carteira junto à ordem dos músicos do Brasil. Naquele mesmo ano, começaram a gravar o disco "Coisas Belas da Vida". O trabalho foi apresentado a alguns músicos brasileiros famosos, que, surpresos pelo talento dos participantes e pela beleza das composições, decidiram dar-lhes apoio, inclusive com participação na gravação de várias faixas.

O estilo escolhido para as músicas foi o reggae. Para o baixista da banda, Alexandre Macarrão, é o estilo que melhor traduz a filosofia da Zaktar. O reggae foi-se definindo desde o momento da escolha das músicas, uma vez que é o estilo musical que mais se identifica com a idéia de superação. Das 14 faixas do disco, dez são reggae, as outras quatro, pop e rock. Todos os músicos participaram da escolha das músicas e opinaram sobre os arranjos.

Além de Brasília, a banda já se apresentou em várias cidades do Brasil, entre elas Belém, São Paulo, Bauru, Goiânia, Rio de Janeiro e Curitiba. A reação do público é sempre muito positiva e de aprovação.
    
O lançamento do primeiro CD da ZAKTAR aconteceu no dia 2/9/2007, no Clube Motonáutica e teve a participação dos artistas que apoiaram o projeto - Da Gama - Cidade Negra, Fauzi - Tribo de Jah, Bruno Gouveia e Carlos Coelho - Bíquini Cavadão, Edu Ribeiro e as bandas Natiruts e O Rappa.

A banda ZAKTAR é composta por:

  • Alexandre “Macarrão” (baixo)
  • André Gustavo (trompete)
  • Cristiano Alves “Peixe” (percussão e efeitos)
  • Jéferson Alves (teclados).
  • Joaquim Lins (percussão e trombone)
  • Júlio Pires (percussão)
  • Stive Marta (bateria)
  • Marco França (guitarra)
  • Niltinho Legal (voz e violão)
  • Luciano Mendes de Oliveira (produtor, compositor, arranjador e coordenador)

Conheça mais sobre a história da Zaktar aqui.